TRABALHADORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU PARALISARAM SUAS ATIVIDADES POR UM DIA 24 DE MAIO 2013

25-05-2013 17:14
 
 "SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARAJU FAZEM UM DIA DE PARALISAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES

Concentrações em frente ao Hospital Regional de Itamaraju (HGI), Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal marcaram na manhã desta sexta-feira (24) o Dia de Luta e a paralisação de advertência deflagrados pelos servidores públicos municipais, em protesto contra a falta de reajuste de seus salários. O movimento para fazer essa paralisação de 24 horas foi definido no último dia 21, em assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais do Extremo Sul da Bahia (Sintraspesb).

O primeiro ato ocorreu em frente ao HGI, de onde os servidores públicos seguiram em marcha em direção à sede do Legislativo e posteriormente à prefeitura. Além de reivindicar reajuste de salários, a classe cobrou da administração do município melhores condições de trabalho, principalmente no setor de limpeza público que, segundo o Sintraspesb, não disponibiliza uniformes para os trabalhadores.

Os diretores do SINTRASPESB fizeram uma visita em cada departamento do municipio principalmente nos postos de saude e viram que   tem postos de saude que não condiçoes nenhuma de trabalho falta equipamentos adequados e poucas pessoas para atender a população. Criticaram também a gestão da saúde pública em Itamaraju, tendo em vista à falta de atendimento nas unidades administradas pelo município. De acordo com os manifestantes, apesar dos repasses feitos pelos governos estadual e federal, faltam profissionais e medicamentos nessas unidades. 

Segundo Osvaldiney Dias, presidente do Sintraspesb, o movimento ganhou a adesão de quase todos os setores do funcionalismo, em especial das áreas de saúde e limpeza pública. “Alguns companheiros não puderam vir, mas considero que esse movimento foi muito forte”, disse o dirigente, durante o ato em frente à prefeitura.

A secretária de Finanças do sindicato, cobrou da prefeitura uma audiência com a categoria para se tentar uma negociação em torno dos pontos defendidos pelos servidores. A sindicalista denunciou que não há reajuste salarial ao funcionalismo público em Itamaraju desde 2002. Além disso, segundo ela, houve redução de salários em diversos setores.

O movimento contou com a participação de outras entidades sindicais, entre elas a CUT-Extremo Sul, representada pelos dirigentes Carlos Eduardo Coimbra e Sidney Marcos Fonseca, que também são membros da diretoria do Sindibancários. A orientação da CUT é de que os servidores públicos “lutem por dignidade”.

O Sintraspesb agendou para a próxima segunda-feira (27) uma nova assembleia, onde serão discutidos novos rumos do movimento. A entidade não descartou uma greve geral por tempo indeterminado, caso a prefeitura não aceite negociar com os trabalhadores. 

Fonte: Sindibancários Extremo Sul-CUT"/ SINTRASPESB